Fechar

Nutrição na Terceira Idade

Nutrição na Terceira Idade

Você sabe o que é sarcopenia?

Sarcopenia é a perda natural de massa muscular (músculos), principalmente em idosos, mais precisamente a partir dos 65 anos de idade. Mesmo que essa perda seja natural, é possível amenizar com atividade física e uma alimentação de qualidade.

É recorrente na terceira idade a má alimentação por vários motivos. Mesmo que alguns tenham condições de preparar uma refeição, relatam que já cozinharam demais, já criaram os filhos e não precisam mais se preocupar com horários e muito menos com o que comem. Outros apresentam depressão, procuram por alimentos doces e não possuem uma rotina alimentar. Ainda existe a má dentição que atrapalha na mastigação, uso de vários medicamentos que podem diminuir a vontade de comer e as doenças crônicas. As causas sociais é outro agravante, como viver sozinho, dificuldade de locomoção, diminuição do paladar e olfato, entre tantos outros fatores que colaboram para a sarcopenia.

Muitos idosos não admitem que precisam melhorar a alimentação, fazem normalmente uma refeição mais completa no dia (almoço) e mesmo assim muitas vezes faltam nutrientes, as demais refeições ficam com um cafezinho com pão e dizem se sentirem satisfeitos. Muitos diminuem a proteína (carnes de um modo geral) principalmente, sendo que esse grupo alimentar pode manter ou recuperar a massa muscular.

Com isso não reparam na perda da musculatura, só reparam que estão sem força, cansados e desanimados. Muitos podem continuar com o mesmo peso ou até ganhar pela troca de massa muscular por gordura, gerando diminuição na força, aumento de quedas e desnutrição, por exemplo.

Portanto para amenizar essa perda muscular, é importante praticar algum tipo de atividade física juntamente com uma alimentação equilibrada, e se for necessário a suplementação pode ser de grande ajuda para essa faixa etária.

Teresa Bello – Nutricionista
CRN 10 – 0407

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× WHATSAPP AQUI