Fechar

Quando Procurar a Fisioterapia?

Quando Procurar a Fisioterapia?

Normalmente, muita gente acredita que deve procurar um fisioterapeuta apenas quando sofre uma contusão ou um acidente. No entanto, você sabia que esses profissionais podem resolver diversos outros problemas, como má postura e dificuldades respiratórias? De fato, a fisioterapia é uma das áreas mais versáteis na saúde.

Se você ficou curioso para saber mais sobre essa especialidade, e quando e por que deve procurar pelos serviços oferecidos por ela, continue a leitura e descubra!
Do que trata a fisioterapia?

Quando uma pessoa sofre fratura ou lesão, os médicos recomendam a fisioterapia para uma reabilitação. O profissional ajuda na recuperação dos movimentos e no retorno à rotina. Mas essa não é a única função dele. Veja outros bons motivos para se procurar um fisioterapeuta:

alívio de dores — quem sente dores musculares pode buscar uma solução com práticas manuais terapêuticas;

tratamento da insônia — um especialista pode ajudar a resolver problemas como bruxismo e síndrome das pernas inquietas, que prejudicam o sono.

melhora da postura — práticas como RPG e pilates podem oferecer melhores hábitos posturais;

doenças respiratórias — a fisioterapia respiratória ajuda na recuperação de doenças como bronquite e pneumonia, por meio de exercícios de controle da respiração;

recuperação esportiva — com o apoio de fisioterapeutas esportivos, atletas podem tratar e prevenir lesões;

acompanhamento da gestação — especialistas em saúde da mulher auxiliam no treinamento do parto, na melhora da postura e na volta ao peso anterior;

ajuda na terceira idade — o fisioterapeuta pode ajudar os idosos a ter mais qualidade de vida;

incontinência urinária — por meio de exercícios e aparelhos específicos, o fisioterapeuta uroginecológico trata incontinência e outros problemas urinários.

Quando procurar esse profissional?

No caso de lesões e fraturas, o médico fará o encaminhamento para a fisioterapia, logo após o período de repouso. No entanto, em muitas das situações descritas anteriormente, é possível procurar fisioterapeuta especialista para iniciar um tratamento e, sobretudo, a prevenção de um problema.

Esse é o caso, por exemplo, dos idosos e das gestantes que buscam ter uma vida mais saudável nas respectivas fases da vida. Ainda assim, o melhor é procurar um médico para se conhecer as causas a fundo e escolher, juntamente com a fisioterapia, a melhor forma de tratamento.
Como escolher um fisioterapeuta?

Assim como qualquer profissional, ele deve ser bastante capacitado e especializado. Antes de realizar a primeira consulta, procure por recomendações de pessoas próximas e de sites de confiança. Busque também pelo registro no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), que confirma as credenciais do profissional.

Já no consultório ou clínica, verifique a limpeza e o estado geral das instalações, bem como se o atendimento é individualizado e de qualidade. Ele não pode ser feito por estudantes e nem por assistentes. Depois da consulta, cheque se os equipamentos são certificados e com manutenção recente, e se o estabelecimento atende às normas da Vigilância Sanitária. Tanto o local quanto os profissionais precisam passar segurança, bem-estar e comodidade a você.

Enfim, a fisioterapia é uma área ampla, que oferece muitas possibilidades de tratamento para diversos problemas. Procurar um fisioterapeuta na hora certa pode ser decisivo para a recuperação ou para se obter mais qualidade de vida.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× WHATSAPP AQUI